Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Duas semanas antes do blecaute ocorrido no país, trabalhadores haviam alertado sobre o risco de queda de energia.
Os profissionais do setor elétrico teriam comunicado a direção da Eletrobras, o Operador Nacional do Sistema, a Agência Nacional de Energia Elétrica e o Ministério de Minas e Energia.
Eles enviaram documentos em nome do Coletivo Nacional dos Eletricitários, que reúne sindicatos, federações, a confederação e associações de trabalhadores.
No relatório, os profissionais informaram que existia o risco de falhas e até de colapso, o que poderia acarretar demissões em massa e até intervenções sem autorização do ONS.
O Coletivo Nacional dos Eletricitários destacou em um dos ofícios que foram canceladas ações necessárias em equipamentos que têm impacto direto na confiabilidade e disponibilidade operacional, o que colocaria em risco o fornecimento de carga de energia.
Ainda de acordo com o relatório, um problema parecido ocorreu em um transformador em uma unidade geradora da Eletrobras em 30 de junho, quando uma carga foi interrompida por um suposto vazamento de óleo. O apagão do último dia 15 atingiu 25 estados e o Distrito Federal.