Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O início de 2024 não está sendo fácil para os brasileiros no que diz respeito à alimentação. Nos dois primeiros meses deste ano, o preço dos alimentos subiu mais que o dobro da inflação acumulada no mesmo período. Entre janeiro e fevereiro, a alta dos alimentos foi de 2,95%, contra 1,25% do IPCA, o índice inflacionário oficial.
Em fevereiro, a alta de preços dos alimentos foi impulsionada principalmente por itens como cebola, batata-inglesa, frutas, arroz e leite longa vida. A batata-inglesa teve aumento de 38,24%, enquanto a cenoura atingiu um aumento ainda maior, de 56,99%.
Além desses itens, outros alimentos comumente presentes na mesa dos brasileiros também tiveram alta de mais de 10% no primeiro bimestre de 2024, como a banana prata (17,45%), o feijão carioca (15,27%), o feijão preto (11,95%) e o arroz (10,32%).
Diante desse cenário, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o governo está preparando medidas de incentivo ao Plano Safra para aumentar a produção de alimentos. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que o governo federal espera uma redução nos preços dos alimentos até abril.
Teixeira justificou o aumento nos preços dos alimentos devido a questões climáticas, como a alta temperatura na Região Centro-Oeste e as chuvas na Região Sul, que impactaram a produção agrícola.