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De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços no Brasil teve uma queda de 0,9% em fevereiro em comparação com janeiro. Essa redução ocorre após três meses consecutivos de resultados positivos, período em que o setor acumulou um ganho de 1,5%.
Em contrapartida, quando comparado com fevereiro de 2023, o resultado é positivo, apresentando um aumento de 2,5%. Apesar disso, o setor de serviços ainda se encontra 11,6% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, mas 1,9% abaixo de dezembro de 2022, que é o ponto mais alto da série histórica.
Na análise mensal, quatro das cinco atividades monitoradas pelo IBGE apresentaram queda. O maior recuo foi observado no campo dos profissionais, administrativos e complementares, com uma queda de quase 2%. As outras retrações foram registradas nos setores de informação e comunicação, transportes e outros serviços.
Apenas as atividades de serviços prestados às famílias registraram uma variação positiva de 0,4%, porém, esse aumento não foi suficiente para recuperar a queda de 2,9% registrada em janeiro.
Esses dados refletem os desafios enfrentados pelo setor de serviços, que vem oscilando entre altos e baixos, demonstrando a necessidade de medidas estratégicas para impulsionar a sua recuperação e contribuir para a retomada do crescimento econômico do país.