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Trem Intercidades Eixo Leste terá parada final na Estação Penha, na capital paulista

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 3 de julho, que o aguardado Trem Intercidades Eixo Leste, que ligará São José dos Campos à capital paulista, terá sua parada final na Estação Penha da CPTM, na zona leste de São Paulo. Esse trecho é considerado favorável devido ao traçado pouco sinuoso, que permitirá ao trem atingir velocidades mais altas, reduzindo o tempo de viagem para cerca de 1 hora e 15 minutos.

Detalhes do Projeto

Com um custo estimado em R$ 6 bilhões, o projeto do Trem Intercidades Eixo Leste é mais econômico em comparação com o TIC Eixo Norte, que exigirá um investimento de R$ 14 bilhões. A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) está avaliando três alternativas de traçado, cada uma ligada a um ramal de trem metropolitano da CPTM. A decisão final sobre o traçado também determinará a estação terminal dentro de São Paulo.

Alternativas Avaliadas

Linha 11-Coral:

  • Esta opção prevê a Estação Penha como ponto de partida, com futura ligação com a Linha 2-Verde e a Linha 3 do Metrô. O trajeto compartilharia a faixa de domínio com o ramal concedido à iniciativa privada até Mogi das Cruzes. A principal dificuldade é a operação conjunta com os trens de carga da MRS.

Linha 12-Safira:

  • Considerada a opção mais curta e econômica, esta alternativa exige mais intervenções e melhorias na faixa de domínio atual. O traçado pode seguir a partir da estação Manoel Feio, com uma bifurcação de vias, ou utilizar o traçado da Rodovia Ayrton Senna até o entroncamento com a Avenida Jacu-Pêssego. A estação terminal seria em Gabriela Mistral, com conexões com as linhas 2-Verde, 13-Jade e 12-Safira.

Linha 13-Jade:

  • Compartilhando parte do traçado da Linha 12, esta opção seguiria a área da Rodovia Ayrton Senna, com uma curva à direita no sentido norte para a Linha 14-Ônix. O trem chegaria a Bonsucesso e seguiria vias paralelas à Linha 13-Jade, com parada final em Gabriela Mistral.

Impacto e Benefícios

O Trem Intercidades Eixo Leste, com traçado variando entre 80 a 130 km, representa um avanço significativo na mobilidade entre São José dos Campos e São Paulo. A redução do tempo de viagem para 1 hora e 15 minutos trará benefícios econômicos e sociais, facilitando o deslocamento e promovendo o desenvolvimento regional.

Os desafios incluem a obtenção de licenças ambientais e as negociações com a MRS, além de definir como o futuro operador do trem regional conviverá com as concessionárias das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. O compromisso do Governo de São Paulo com a melhoria do transporte público é evidente e promete transformar a mobilidade na região.

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