Novo Programa Social “Gás para Todos” Substituirá Auxílio Gás em 2024
O governo federal anunciou que o atual Auxílio Gás, pago a cada dois meses em conjunto com o Bolsa Família, será substituído por um novo programa social chamado “Gás para Todos”. A mudança será implementada a partir de janeiro de 2024, absorvendo os 5,6 milhões de beneficiários do Auxílio Gás e se estendendo a todos os recebedores do Bolsa Família.
Com a meta de alcançar 20,8 milhões de famílias até o final de 2025, o novo programa visa ampliar o acesso ao gás de cozinha para as famílias em situação de vulnerabilidade. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) ficará responsável por estabelecer um preço teto para o botijão de gás em cada região e cadastrar as revendedoras interessadas em participar do programa.
Os beneficiários poderão retirar o botijão de gás a cada dois meses, sendo notificados através de um aplicativo que será lançado pela Caixa Econômica Federal. A medida busca garantir que os recursos sejam utilizados exclusivamente para a compra de gás, além de incentivar as famílias mais pobres a deixarem de utilizar lenha, uma prática que envolve riscos de queimaduras.