Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Aumento do Custo de Vida no Brasil em Julho

Na segunda medição de julho, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getúlio Vargas registrou um aumento de 0,3%. Esse resultado reflete uma tendência de alta no custo de vida dos brasileiros.

Apesar desse aumento, os alimentos, que vinham sendo os principais responsáveis pela inflação nos últimos meses, apresentaram uma queda média de 0,41% nos preços. Entre os alimentos que mais contribuíram para essa redução estão o tomate, mamão papaya, cenoura, cebola e banana prata, com quedas que variam de 5% a 22%.

Por outro lado, o preço das passagens aéreas teve um aumento significativo de quase 8%, sendo o principal responsável pela elevação do custo de vida. Esse aumento impactou fortemente o grupo de educação, leitura e recreação, que teve uma alta de 1,39%.

Outros itens que contribuíram para o aumento do custo de vida foram gasolina, conta de luz e leite.

Na análise por grupos de despesas, apenas alimentação e vestuário registraram quedas. Todos os outros grupos, como habitação, saúde, transportes, despesas diversas e comunicação, além de educação, leitura e recreação, apresentaram aumentos nos preços.

Essa variação de preços reflete a complexidade do cenário econômico atual, onde diferentes fatores influenciam o custo de vida dos brasileiros.

Deixe seu comentário: