Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Mais de 11 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecida também como o novo RG. Desde janeiro, a emissão do documento vem sendo realizada em quase todos os estados, com exceção de Roraima, que ainda não iniciou o processo.
O novo RG unifica todos os registros de identidade do cidadão através do número do CPF, eliminando a possibilidade de múltiplos documentos em diferentes estados. Antes, uma pessoa poderia ter até 27 RGs distintos, mas agora, com o CPF como identificador único, essa duplicidade não será mais permitida.
Segundo o governo federal, a CIN não só melhora os procedimentos administrativos, mas também reforça o combate a fraudes, garantindo maior segurança para os cidadãos. O documento segue padrões internacionais e inclui o código MRZ, utilizado em passaportes, facilitando a entrada em alguns países. Além disso, conta com um QR Code para verificação de autenticidade, permitindo identificar se o documento é legítimo ou se foi furtado.
Embora a nova carteira de identidade se torne obrigatória, os RGs antigos continuam válidos até 2032. A primeira via do novo documento, tanto em papel quanto na versão digital, é gratuita, e os cidadãos devem verificar qual órgão é responsável pela emissão em seus respectivos estados.