Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O desemprego no Brasil ficou praticamente estável no trimestre encerrado em janeiro, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, que engloba o período de agosto a outubro, segundo os mais recentes dados divulgados pelo IBGE.
Entre novembro, dezembro e janeiro, a taxa de desocupação no Brasil subiu para 8,4%, variação de 0,1 ponto percentual entre um trimestre e outro, resultado que é considerado estabilidade para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Comparado com o mesmo trimestre de 2022, quando chegou a 11,2%, houve queda de quase 3 pontos percentuais.
Além disso, segundo o instituto, a taxa de 8,4% no trimestre encerrado em janeiro deste ano é a menor taxa para o período desde 2015.
Em números absolutos, a taxa de desocupação atual equivale a um contingente de 9 milhões pessoas em busca de emprego.
Apesar da estabilidade na taxa de desemprego, o contingente de pessoas ocupadas no país caiu entre um trimestre e outro – e Brasil somou, ao fim de janeiro, 98,6 milhões de ocupados, cerca de 1 milhão a menos do que no trimestre anterior.
Vale destacar em relação aos números recém-divulgados pelo IBGE o valor do rendimento real habitual, que chegou a R$ 2.835, um crescimento de 7,7% em relação ao valor registrado no mesmo período do ano passado.