Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Dia das Crianças se aproxima e os consumidores movimentam o comércio nacional, em busca de presentes para a criançada.
E a dica é pesquisar antes de comprar, porque a diferença de preços entre uma loja e outra pode ser grande.
Levantamento feito pelo Procon do Rio de Janeiro em 13 lojas virtuais constatou variação de mais de 250% nos valores brinquedos, de uma loja para a outra.
A pesquisa foi feita com 100 diferentes itens, entre os dias 25 de setembro a 2 de outubro.
De acordo com o levantamento, as variações mais significativas nos valores dos brinquedos foram de 251% em um jogo e 235% em um quebra-cabeça.
Já a menor variação foi averiguada em um lançador com acessórios, que variou pouco mais de 10% em lojas diferentes.
Três dos sites pesquisados pelo Procon do Rio de Janeiro foram notificados pelo órgão por irregularidades na informação do preço que poderiam induzir o consumidor ao erro e receberam prazo para adequar os anúncios.
Além de pesquisar os preços, já que produtos idênticos podem apresentar grandes variações de uma loja para a outra, o órgão de defesa do consumidor recomenda também atenção à classificação etária do brinquedo e à certificação do INMETRO.
O selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia garante que o produto passou por testes e é seguro para comercialização.
Nas compras online, é fundamental também conhecer a reputação do site, para evitar contratempos, e ficar atento a prazo de entrega e à política de troca, que variam dependendo da loja.