Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Mercado financeiro reduz a estimativa de inflação para 2023, mas índice previsto ainda supera o teto da meta.
De acordo com a mais recente edição do Boletim Focus, publicação semanal do Banco Central com as projeções dos principais indicadores econômicos, o custo de vida do brasileiro deve ficar 5,80% maior este ano.
Na semana passada, a previsão era de inflação de 6,03%;
No atual patamar, a expectativa para a inflação continua acima do teto da meta, que é 4,75% para este ano, já que o centro da meta foi definido pelo Conselho Monetário Nacional em 3,25% para este ano.
A meta é considerada cumprida quando a inflação fica dentro dos limites, considerando a margem de um ponto e meio percentual para cima ou para baixo. Ou seja, esse ano, pode oscilar entre 1,75% e 4,75%.
Lembrando que o principal objetivo da meta de inflação é garantir alta controlada no custo de vida das pessoas, sem prejudicar nem os preços e nem o poder de compra da população, indicando um crescimento sustentável e saudável da economia.
Em abril, o Brasil registrou inflação de 0,61%. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,18% em 12 meses – estando, portanto, dentro dos limites da meta fiscal.
Outro destaque do boletim Focus dessa semana é em relação à previsão maior para o crescimento do PIB.
A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira melhorou, passando de 1,02% para 1,20% entre a semana passada e essa