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A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil divulgaram uma pesquisa indicando que os brasileiros priorizam o pagamento de contas de internet e telefone. A pesquisa, realizada entre 18 e 27 de março deste ano, entrevistou pouco mais de 600 consumidores de todas as capitais brasileiras e classes econômicas que têm contas atrasadas há mais de três meses.
Conforme o levantamento, pelo menos 60% dos consumidores entrevistados destacaram a internet e o telefone como prioridades para pagamento. Além disso, 57% dos participantes também citaram contas de água e luz, enquanto 50% incluíram a TV por assinatura na lista de prioridades.
Por outro lado, apenas 40% dos entrevistados consideram o cartão de crédito e o plano de saúde como compromissos financeiros prioritários.
A pesquisa também revelou que o cartão de crédito é a conta com maior incidência de atraso, com 16% dos entrevistados tendo faturas em aberto. Seguem-se as contas de água e luz, com 12% dos consumidores em atraso. Além disso, 10% admitiram estar com dívidas no cheque especial e o mesmo percentual deve em crediários. Outros 9% estão com pendências relacionadas a empréstimos bancários.
Quando questionados sobre os motivos da inadimplência, 20% dos entrevistados apontaram imprevistos como problemas de saúde, falecimento, ou manutenção de casa e carro como as principais causas. Redução de renda foi citada por 17%, enquanto 16% dos consumidores atribuíram a inadimplência à falta de controle sobre o orçamento.