Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) destacou que 60% dos brasileiros já realizaram compras online. O levantamento, parte do estudo Retratos da Sociedade Brasileira, também mostrou que o acesso ao e-commerce varia significativamente de acordo com o nível de escolaridade, renda e faixa etária.
Entre os brasileiros com ensino superior, o índice chega a 89%, enquanto entre jovens e famílias de maior renda, os números são igualmente altos, 77% e 88%, respectivamente. Contudo, a inclusão digital ainda enfrenta desafios: apenas 17% dos analfabetos ou pessoas sem instrução formal compraram pela internet. A porcentagem também é baixa entre idosos e famílias que recebem até um salário-mínimo, não ultrapassando 40% em nenhum desses grupos.
Embora o e-commerce tenha crescido, o estudo aponta que a maioria dos consumidores ainda prefere realizar compras presencialmente. Produtos como móveis, alimentos e bebidas, e itens para animais são adquiridos em lojas físicas por mais de 80% da população.
Já para a compra de produtos como eletrônicos, livros, brinquedos e itens de informática, a internet é a escolha de mais de um terço dos entrevistados, evidenciando uma mudança de comportamento em setores específicos.