Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 3 de julho, que o aguardado Trem Intercidades Eixo Leste, que ligará São José dos Campos à capital paulista, terá sua parada final na Estação Penha da CPTM, na zona leste de São Paulo. Esse trecho é considerado favorável devido ao traçado pouco sinuoso, que permitirá ao trem atingir velocidades mais altas, reduzindo o tempo de viagem para cerca de 1 hora e 15 minutos.
Com um custo estimado em R$ 6 bilhões, o projeto do Trem Intercidades Eixo Leste é mais econômico em comparação com o TIC Eixo Norte, que exigirá um investimento de R$ 14 bilhões. A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) está avaliando três alternativas de traçado, cada uma ligada a um ramal de trem metropolitano da CPTM. A decisão final sobre o traçado também determinará a estação terminal dentro de São Paulo.
Linha 11-Coral:
Linha 12-Safira:
Linha 13-Jade:
O Trem Intercidades Eixo Leste, com traçado variando entre 80 a 130 km, representa um avanço significativo na mobilidade entre São José dos Campos e São Paulo. A redução do tempo de viagem para 1 hora e 15 minutos trará benefícios econômicos e sociais, facilitando o deslocamento e promovendo o desenvolvimento regional.
Os desafios incluem a obtenção de licenças ambientais e as negociações com a MRS, além de definir como o futuro operador do trem regional conviverá com as concessionárias das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. O compromisso do Governo de São Paulo com a melhoria do transporte público é evidente e promete transformar a mobilidade na região.