Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Vacinação contra Hepatite A avança no país e atinge 82% das crianças menores de 5 anos

Uma notícia animadora para a saúde pública brasileira: em 2023, o Brasil alcançou um importante marco na cobertura vacinal contra a hepatite A, imunizando 82% das crianças menores de cinco anos. Esse número representa um aumento significativo de 8,8% em relação ao ano anterior, demonstrando o compromisso do país com a prevenção de doenças e a promoção da saúde infantil.

O destaque vai para o Espírito Santo, que registrou o maior crescimento na cobertura vacinal, passando de 63,5% em 2022 para 86,3% em 2023. A Bahia também se destacou, vacinando 85% das crianças menores de cinco anos no ano passado, contra 68% em 2022.

“Esse avanço é fruto do trabalho incansável dos profissionais de saúde e do engajamento da população em proteger as nossas crianças,” afirma o Ministro da Saúde. “A vacinação contra a hepatite A é segura, eficaz e gratuita, e é fundamental para prevenir essa doença grave que pode levar a complicações como cirrose e até mesmo o transplante de fígado.”

Prevenção eficaz contra a hepatite A

A vacina contra a hepatite A é uma dose única que deve ser administrada aos 15 meses de idade. Crianças que não foram vacinadas na idade recomendada podem receber o imunizante até os 4 anos, 11 meses e 29 dias em qualquer posto de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

A hepatite A é uma doença viral que ataca o fígado e pode causar sintomas como cansaço, perda de apetite, diarreia, náuseas e vômitos. A principal forma de contágio é através do contato com água ou alimentos contaminados com o vírus, ou por contato direto com pessoas infectadas.

“A vacinação é a principal medida de prevenção contra a hepatite A,” reforça o Ministro. “É importante que os pais levem seus filhos aos postos de saúde para receberem a dose única e garantir a proteção contra essa doença.”

Deixe seu comentário: